Símbolos

Logo Associação Suíço-Valesana do Brasil (ASVB)

     A Associação Suíço-Valesana do Brasil (ASVB) adotou alguns símbolos para ganhar uma identidade visual que estabelecesse materialmente seus vínculos com o país de origem de nossos antepassados, a saber, os suíço-valesanos. Referenciado no símbolo que sintetiza a imagem da bandeira do Cantão do Valais, a estrela dividida (positivo-negativo) que remete às duas regiões que se uniram para formar o Cantão (o Alto-Valais, de cultura e idioma alemão e o Baixo-Valais, de cultura e idioma francês), esbocei uma nova composição, aliando à estrela a letra V, de valesano, nossa identidade herdada, criando o logo da associação, como ilustrado nesta matéria.                                                                                                                          Velcy Soutier, designer e artista plástico.


Bandeira da Associação Suíço-Valesana do Brasil (ASVB)

     Coerente com a imagem escolhida, as demais peças que compõem nossa identidade visual devem se relacionar diretamente com o logo, assim, ele foi transposto para a bandeira da associação, desta vez estabelecendo uma relação com a pátria adotiva, o Brasil, mais precisamente o estado do Rio Grande do Sul. Assim, o triângulo verde que representa a primeira faixa superior da bandeira rio-grandense acolhe o logo, interage com a etnia, conjugam-se espírito e materialidade.           Velcy Soutier, designer e artista plástico


Estandarte Associação Suíço-Valesana do Brasil (ASVB)

Estandarte da Associação Suíço-Valesana do Brasil (ASVB).


Monumento Les Voiles du Spoir - As Velas da Esperança

     Por ocasião das homenagens ao centenário de nascimento, em 1998, do nosso patriarca Clemente Raymundo Sauthier e inauguração da praça que leva o seu nome em Carlos Barbosa, imaginei um monumento que remetesse à saga da imigração, sempre associando o logo identitário com a nova criação. A inspiração veio da obra de Alexandre e Christophe Carron, Nos Cousins d\'Amérique, com a apropriação de uma frase que traduz o espírito da obra: Les Voiles de l\'Espoir (As Velas da Esperança), que Christophe me confessou ter sido o primeiro título escolhido pelos autores para sua trilogia (com duas obras já publicadas). A ideia das velas foi tomando corpo através da linguagem plástica escolhida, a escultura moderna que tem suas raízes na Bauhaus. Uma folha de papel formato A4 foi sendo dobrada e suas faces remeteram a velas estilizadas. O logo foi incorporado, estrategicamente localizado sugerindo o deslocamento da vela ao vento, imagem também associada à ousadia, coragem, desassombro. Apenas meia estrela recorta uma lateral, lembrando o que ficou para trás: a família, os amigos, o Vieux-Pays. Mas a estrela recortada e dobrada que se lança no espaço tem a força do homem universal capaz de superar os obstáculos e construir o tempo no espaço que lhe é dado: o novo mundo. Realizada em aço naval, a escultura-monumento mede cerca de 6m de altura e pesa 3 toneladas, localizada na Praça Clemente Sauthier, ela nos lembra que “Nossa história escrevemos todos os dias”, slogam também sugerido por este autor para harmonizar todas as criações e convocar os descendentes para escreverem os novos capítulos de nossa história.                                                                                     Velcy Soutier, designer e artista plástico.


Bandeira Suíça

Bandeira da Suíça


Bandeira do Cantão do Valais

Bandeira do Cantão do Valais, Suíça.


logo 25 anos

 A Associação Suíço-Valesana do Brasil (ASVB) adotou alguns símbolos para ganhar uma identidade visual que estabelecesse materialmente seus vínculos com o país de origem de nossos antepassados, a saber, os suíço-valesanos. Referenciado no símbolo que sintetiza a imagem da bandeira do Cantão do Valais, a estrela dividida (positivo-negativo) que remete às duas regiões que se uniram para formar o Cantão (o Alto-Valais, de cultura e idioma alemão e o Baixo-Valais, de cultura e idioma francês), esbocei uma nova composição, aliando à estrela a letra V, de valesano, nossa identidade herdada, criando o logo da associação, como ilustrado nesta matéria. Logo da ASVB comemorativo aos 25 anos de sua fundação em 2017. Velcy Soutier, designer e artista plástico.

logo 145 anos

Logo 145 anos Imigração Suíço Valesana do Brasil

Obelisco

Projeto de Obelisco para marcar a presença no municipio de Carlos Barobsa - RS, como marco da Imigração Suíço-Valesana no Estado do Rio Grande do Sul.

Na foto, o Sr. Velcy Soutier da Rosa, idealizador do projeto.


asvb@asvb.com.br


© 2015 - 2019 Associação Suíço-Valesana do Brasil - admin