Museu

100 Anos de Clemente Raymundo Sauthier

Museu

Cinquentenário da Imigração Suíço-Valesana no RS

Museu

Certidão de casamento de Jean François Gedoz em Francês

Registro do 2º casamento de Jean François Gedoz com Marie Marguerite Joris, constante na Paróquia de Saxon, Valais, Suíça, redigido em francês.

Museu

Passaporte de Jean François Gedoz e sua família

Jean François Gedoz, em 1874 resolveu emigrar para o Brasil com sua família, esposa e sete filhos, dando início à emigração Suíço-Valesana para o Rio Grande do Sul. Passaporte de 02.03.1874.
Jean François partiu da Comune de Saxon, Canton do Valais, em 1874, através do vapor Cantum, e desembarcou no Brasil em 06 de junho do mesmo ano. Seguiu viagem até o porto de Rio Grande, depois à Porto Alegre e à São Sebastião do Caí, via fluvial, seguindo a pé, através de picadas até o Distrito de Montravel, ex-colônia Santa Maria da Soledade, hoje Santa Clara Baixa e Santa Luiza, no município de Carlos Barbosa. O agricultor Suiço-Valesano Jean François Gedoz e sua família, juntamente com outras duas famílias Valesanas, a de Pièrre Roduit e a de Daniel Roduit, vieram antecipadamente para o reconhecimento do lugar e avaliação das condições locais de estabelecimento. Foram os pioneiros da imigração suiço-valesana na região.

[1] – Família de Antônio Gaspar Gedoz – Original mantido no seu arquivo particular.

Associação Suíço-Valesana do Brasil

Vamos Conversar?