VISITA DE SUÍÇOS

por Associação Suíço Valesana do Brasil. 22/11/2018
#cultura #confraternização famílias

VISITA DE SUÍÇOS

No dia 22 de novembro, saímos de Carlos Barbosa com destino à Santa Luiza, distrito de Carlos Barbosa.

O grupo foi recepcionado na residência do Sr. Rogério Bruno Sauthier.  Na propriedade da família que mantém preservadas a casa de pedra, a primeira residência e as duas casas de madeira onde habitaram os antepassados Sauthier.

Nestas casas encontram-se uma mostra de ferramentas e máquinas utilizadas pelos agricultores nas suas lidas do cotidiano.

Também na casa onde morou até o fim da sua vida o Sr. Clemente Sauthier, encontram-se toda a mobília e os pertences da casa, bem como um grande acervo de fotos e material que conta a história da família.

Ainda na propriedade da família, liderada pelo Padre Ademar Agostinho Sauthier, construíram um chalé suiço, em alvenaria. Neste imóvel estão guardadas e preservadas documentos históricos, lembranças, diplomas, publicações, quadros, fotos e objetos que compõem um pequeno museu.

O Padre Ademar Agostinho mostrou todo o acervo aos visitantes, e em especial aos Suíços Brigitte e Charly Darbellay e Evelyne e Nicolas Mettan.

À tarde, após o almoço, foi apresentada uma mostra de como está sendo feita a organização das fotos e das histórias das famílias valesanas.

Também tivemos a oportunidade de falar de nossos projetos, principalmente em relação ao obelisco que a ASVB pretende contruir.

No fim da tarde visitamos a praça Clemente Sautheir, onde foi instalado um monumento em homenagem aos imigrantes suíço-valesanos.

E para encerrar a jornada, à noite, tivemos um jantar muito animado, de despedida a Carlos Barbosa, com a participação, além dos visitantes, dos descendentes valesanos Pe. Ademar Agostinho Sauthier , Leoci e Geni Haefliger, Valmor e Liane Dalcin, Ângela da Silva Ribeiro, Beatriz Ruduit, Rosalina Pradella, Ivo Sartor e Inês Natalina Canal

 

asvb@asvb.com.br


© 2015 - 2024 Associação Suíço-Valesana do Brasil - admin