Reunião AVB - Comemoração da Data Nacional Suíça

por Associação Suíço Valesana do Brasil. 03/08/2014

No dia 03 de agosto de 2014, realizou-se mais uma reunião da AVB - Associação Valesana do Brasil, em Caxias do Sul no Ponto de Cultura Casa das Etnias. Estiveram presentes a Sra. Loni E. Sassen de Araujo e esposo, representando a SFS - Sociedade Filantrópica Suíça de Porto Alegre, o Cônsul Honorário da Suíça em Porto Alegre Sr. Gernot Heberlin e esposa, convidados e associados da AVB.

Na oportunidade comemoramos a Data Nacional da Suíça (01/08) com um ato cívico ouvindo os Hinos Nacionais da Suíça e do Brasil.

Em seguida o Presidente, Sr. Ivo Sartor, relatou sobre o Hino da Suíça ou Salmo Suíço, sua adoção como hino oficial da Suíça bem como sobre a Data Nacional da Suíça comemorada no dia primeiro de agosto.

O Sr. Gernot Haeberlin, Cônsul Honorário da Suíça em Porto Alegre, fez uso da palavra onde destacou que a Suíça deseja ser vista e lembrada pelos brasileiros de modo geral, e por isso está participando efetivamente em diversas atividades ligadas ao esporte e a cultura.

Informou ainda que no Carnaval de 2015 a Suíça será mostrada na sua integralidade através da Escola de Samba Unidos da Tijuca do Rio de Janeiro.

O Sr. Ivo Sartor destacou ainda que neste ano de 2014, em dezembro, será comemorado o 50º aniversário de Ordenação Sacerdotal do Padre Ademar Agostinho Sauthier  em Charrat - Valais - Suíça. Uma comitiva de descendentes valesanos se fará presente nesta solenidade.

Após o presidente lembrou que em 2015 a AVB - está organizando o terceiro Seminário sobre a Imigração Suíça na América Latina, ocasião que promoverá atividades comemorativas aos 160 Anos da Imigração Suíça no Rio Grande do Sul e aos 140 anos da Imigração Suíço-Valesana no Rio Grande do Sul e que estará enviando convites às entidades do Brasil, da Suíça, Argentina, Uruguai e Chile. Mais adiante será informado com mais detalhes toda a programação do evento.

Também mencionou que em 2015 o Cantão do Valais, comemorará seu bi-centenário como membro integrante da Confederação Helvética. De todos os Cantões o Valais foi o último a integrar a Confederação Helvética.

Após a reunião foi servido um almoço na Casa das Etnias onde todos puderam confraternizar (agradecimento especial à Família Tonus pela realização do almoço).

asvb@asvb.com.br


© 2015 - 2024 Associação Suíço-Valesana do Brasil - admin