Encontro Familia Haefliger

por Associação Suíço Valesana do Brasil. 10/04/2016
cultura

Nos dias 9 e 10 de abril de 2016 aconteceu o 9º encontro da Família Haefliger em Dionísio Cerqueira – SC.

Neste 9º encontro, participaram parentes e familiares dos Haeliger’s de várias cidades e estados do Brasil.

Inicialmente a família Haefliger se estabeleceu em Santa Luiza – Carlos Barbosa – RS em 1874 vindos do Canton de Berna Suíça.

Com o passar dos anos, muitos dos integrantes da família foram emigrando dentro do estado do RS ocupando novas terras. Estas migrações aconteceram com muitas famílias e novamente dentro do próprio país que os acolheu foram ocupando novas áreas inclusive noutros estados, formando novos povoados e cidades.

Assim, neste encontro, participaram familiares Haefliger, vindos do Rio Grande do Sul, especialmente da cidade de Carlos Barbosa, Bento Gonçalves, São Vendelino, São Sebastião do Caí, Feliz, Alto Feliz, Barão, Farroupilha, Portão, Porto Alegre, Sarandi e Novo Barreiro.

De Santa Catarina tivemos as presenças de familiares, além daqueles residentes na cidade anfitriã, Dionísio Cerqueira, de  Balneário Camboriu, Arabutã, Concórdia, São Miguel do Oeste, São José do Cedro, São Lourenço do Oeste e Peritiba.

Também participaram primos do Paraná e da vizinha Argentina.

Neste encontro, os primos Cerqueirenses prepararam uma programação especial. No sábado dia 9,prepararam um delicioso jantar, onde os primos puderam se conhecer e contar suas histórias.

No domigo (10) foi rezada uma missa pelo padre Nilton, pároco da paróquia, que enalteceu os valores da família. Incentivou que estes acontecimentos não caiam no esquecimento e sugeriu a participação forte dos filhos, netos, avós, bisavós enfim de toda a família.

Antes da celebração da missa, foram apresentados os símbolos, ou seja,  as bandeiras do Brasil (país acolhedor) da Suíça (país dos imigrantes Haefliger) do Estado de Santa Catarina e da Cidade de Dionísio Cerqueira, terra que recebeu de braços abertos estas famílias desbravadoras e que construíram o progresso da região. Além do brasão, o barco e a panela na qual se faz a comida, também foram apresentados.

No salão paroquial, local do almoço, foi feita uma exposição com a genealogia da família Haefliger onde todos puderam se encontrar e descobrir suas raízes. Momento especial de trocas de informações entre familiares, emoções, lágrimas, enfim um momento todo particular de celebrar a vida.

Após foi servido um almoço no mesmo salão da comunidade. Em seguida foi feito um rifão. Logo após tivemos a apresentação de um grupo de danças germânicas.

Antes do encerramento da festa, a comissão organizadora, juntamente com as demais comitivas presentes, acordaram que a realização do 10º encontro da família Haefliger acontecerá em 05/05/2019 na cidade de Novo Barreiro no Rio Grande do Sul.

asvb@asvb.com.br


© 2015 - 2024 Associação Suíço-Valesana do Brasil - admin