Coral da ASVB foi fundado em 03 de setembro de 2022

por Associação Suíço Valesana do Brasil. 03/11/2022

CORAL VOZES DA MONTANHA

 

O Coral VOZES DA MONTANHA de Carlos Barbosa foi idealizado no ano de 2022 para as comemorações dos 30 anos de atividades da ASVB – ASSOCIAÇÃO SUÍÇO-VALESANA DO BRASIL, entidade que congrega os descendentes de imigrantes suíços do Cantão do Valais e de outros Cantões, e tem por objetivo preservar e manter viva a cultura de nossos antepassados através dos estudos da Genealogia, da língua, dos costumes e também através do canto.

A ASVB – ASSOCIAÇÃO SUÍÇO-VALESANA DO BRASIL também integra o Ponto de Cultura Casa das Etnias de Caxias do Sul como membro fundador.

O coral é formado por integrantes da Associação e também está aberto às pessoas que queiram praticar a arte do canto.

Em sua fase inicial o coral está dando prioridade aos cantos do folclore suíço de fala francesa.

O coral é regido por ADRIANO TRINDADE.

Os cantos apresentados nos dias 22 e 23 de outubro/2022 por ocasião da Exposição Fotográfica ASVB 30 anos e no dia 29 de outubro/2022, no encerramento das atividades da Semana das Etnias – evento promovido pela Secretaria de Cultura de Caxias do Sul são esses:

 

1)    CANTO “TOUT SIMPLEMENT”: (Letra e Música de E. Jacques –Dalcroze). Canto valesano de 1929 que enaltece a vida,  o encantamento, o ar saudável dos Alpes, o trabalho, e o amor pelas coisas. Então, amar é simples assim.

 

2)    CANTO “LES SENTIERS VALAISANS”:

No cancioneiro valesano há uma música que tem sido um ponto de referência nas relações das famílias valesanas do Rio Grande do Sul com as famílias da Suíça atual, desde os “LES RETROUVAILLES  de 1991”.

É um canto valesano que remete às sendas das campinas, dos trigais, dos parreirais, e às sendas dos picos das montanhas alpinas que vão até o paraíso.

 

3)    CANTO “LES VIEUX CHALET”: (Letra e Música de: Joseph Bovet)

Canto valesano de 1929 da região dos Alpes, fala da reconstrução de um velho chalet que foi destruído por um deslizamento de neve e rochas. E Jean, emocionado, conta como reconstruiu um novo chalet.

asvb@asvb.com.br


© 2015 - 2024 Associação Suíço-Valesana do Brasil - admin