Ciclo de Palestras/Casa de Cultura Mario Quintana

por Associação Suíço Valesana do Brasil. 07/05/2022

Durante o evento Feira Medieval - Edição Suíça, no dia 07 de maio de 2022 tendo por local a Travessa Cataventos da Casa de Cultura Mário Quintana em Porto Alegre, a ASVB promoveu um Ciclo de Palestras, no segundo andar da casa. 

PALESTRANTES 

1) A SUÍÇA NA ERA MEDIEVAL – Palestrante Sirlei Teresinha Gedoz, bisneta de imigrantes suíços, sócia da ASVB, Graduada e Mestre em História pela Unisinos, Doutora em História pela PUC/RS. Professora Adjunta dos Cursos de História e Relações Internacionais da UNISINOS.

 

2)   A IMIGRAÇÃO SUÍÇA NO RS – Palestrante Adonis Valdir Fauth, neto de imigrantes suíços, sócio fundador da ASVB, foi Juiz de Direito, Professor Universitário e Jornalista. Há mais de três décadas dedica-se à pesquisa da imigração suíça no Rio Grande do Sul. Tem 4 livros publicados em parceria com a ASVB sobre este tema. O quinto livro está a caminho.

 

3)  A IMIGRAÇÃO SUÍÇA NA SERRINHA/GUAÍBA – Palestrante Valdivino Rodrigues da Silva, graduado e pós-graduado em Ensino de História e Ciências da Religião; Professor e Assessor da Diretoria de Cultura de Guaíba; autor das obras Mariana Pimentel, Estudos Guaibenses e, recentemente, autor da pesquisa para o livro SERRINHA – Núcleo de Colonização Suíço-Valesana Pioneira.

 

 

4)     30 ANOS DA ASVB – Palestrante Pe. Ademar Agostinho Sauthier, sócio fundador da ASVB, neto de suíços; Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma; foi Secretário Executivo Regional da CNBB; manteve os primeiros contatos com as origens no Cantão do Valais no início da década de 60. Foi ordenado Padre em Saxon, Suíça.

 

asvb@asvb.com.br


© 2015 - 2024 Associação Suíço-Valesana do Brasil - admin