ASVB 28 ANOS

por Associação Suíço Valesana do Brasil. 12/06/2020
#suiçosvalesanos #etnias #imigraçãosuiça

ASVB - HISTÓRIA, MEMÓRIA E IDENTIDADE!

 

A ASVB - Associação Suíço-Valesana do Brasil, em junho/2020 competou 28 anos de existência! Através dela, os descendentes suíços buscam preservar sua cultura, legado deixado pelos imigrantes que “vieram de terras distantes como sementes nas asas do vento” (Faccioni, 2006) e que, mesmo mesclada a outras etnias, mantiveram sua essência. 

Ao longo desses anos tivemos muitas lutas e contratempos, mas também conquistas e vitórias!

E que caminho lindo percorremos! Consolidamos amizades, fizemos trocas, mostramos ao mundo que viemos para manter viva a chama da nossa etnia.

 E fomos tomados por orgulho. Um orgulho enorme em poder representar tão bem a história dos imigrantes suíço-valesanos que chegaram à cidade de Carlos Barbosa (na localidade de Santa Clara Baixa - berço da imigração suíça do Canton do Valais no Rio Grande do Sul), em 1874, enfrentando o novo, o desconhecido, escrevendo e preservando sua identidade.

A ASVB representa a tradição e memória dos seus antepassados! “Memória é a percepção que fica daquilo que vivemos” (Ivan Isquierdo) e é relembrado até hoje. Somos um grupo unido que fortaleceu laços e hoje também já tem uma história viva, revivida e conquistada. 

Parabéns a todos nós! 

Que essa caminhada continue e que nossas origens sejam vivenciadas, preservadas e mantidas.

 

Nilvana Sauthier

Presidente da ASVB

asvb@asvb.com.br


© 2015 - 2024 Associação Suíço-Valesana do Brasil - admin