ASVB - REUNIÃO VIRTUAL

por Associação Suíço Valesana do Brasil. 29/07/2020
#suicosvalesanos #suica #descendentesimigrantes #etnias

ASVB - REUNIÃO ASSEMBLEIA VIRTUAL

A Associação Suiço-Valesana do Brasil ASVB, realiza sua primeira reunião virtual. Numa situação de distânciamento social em função da pandemia do Coronavirus - Covid-19, a diretoria da ASVB tomou a iniciativa de organizar uma reunião utilizando os recursos tecnologicos disponíveis para poder tratar dos assuntos da Associação.

A presidente Sra. Nilvana Sautheir abriu os trabalhos, saudando a todos os presentes e lembrando dos parentes queridos que partiram. Dois irmãos do Charly, na Suiça, e da mãe de nosso associado Julio Cesar Gedoz, e pediu que todos orem em silêncio e pedindo a Deus que todos estejam bem.

Em seguida foram tratados os assuntos da pauta:
Viagem à Suiça: Tínhamos um plano para uma viagem à Suíça para o mes de setembro/2020 no entanto este projeto foi cancelado. Os contatos foram feitos com nossos primos na Suíça e houve por bem o cancelamento da viagem.

Cemitério em Santa Clara Baixa: Continuam as tratativas, junto ao pároco da localidade,  para  que sejam mantidas as cruzes e lápides, visto tratar de um cemitério com importância histórica. Será formada uma comissão, com os associados de Carlos Barbosa, para tratar do assunto. 

Quanto as datas comemorativas, neste ano de pandemia, as atividades presenciais estão suspensas. Sugere-se que se comemore virtualmente através de vídeos e/ou troca de mensagens. O Sr. Gernot, Cônsul Honorário da Suíça, informou que o dia 01 de agosto, não haverá comemorações.
Neste ano de 2020, comemora-se os 200 anos da vinda do imigrante Jean François Gedoz, um dos pioneiros. A Sra. Ines Canal sugeriu para comemorar este evento, uma missa campal a ser realizada em Santa Clara Baixa em 16/12/2020. Também sobre o obelisco onde falou com o Ivo Sartor que é da comissão e que é o projeto e continua em pauta mas que a evolução não está tendo andamento e está mais lento e com certeza com tudo isso que está acontecendo no mundo não está tendo andamento.

Assuntos Gerais: Participação da ASVB no projeto de Plurilinguismo. Projeto proposto pela Prefeitura de Carlos Barbosa com assessoria do Sr. João Tonus, com o fim de resgatar a cultura  e linguas das imigrações havidas em Carlos Barbosa. Este projeto consiste na elaboração de um livro com músicas de diversas etnias. A ideia é incentivar o aprendizado de diversas linguas através do canto. As músicas serão gravadas e disponibilizadas em meio eletronico para utlilização pelas escolas.
Sr. Ivo pediu a palavra para explicar referente está verba que é a Lei Aldir Blanc que é lei federal que veio para auxiliar todas as entidades culturais, profissionais da cultura e todo meio cultural e passou para o grupo um manual explicativo sobre a aplicabilidade da lei.

 A Nilvana também lembrou para homenagear as pessoas que estão levando o nome dos Suíços para fora do Brasil , internacionalmente, onde o Sr. Adonis colocou para o grupo que é sobrinho dele Gerson Fauth, que é filho do Loid Fauth, geólogo que está liderando expedição internacional do Atlântico Sul. Homenageou a Marta Sauthier filha do irmão da Nilvana do Rio de Janeiro, onde é Dra. em enfermagem e trabalha na universidade federal do Rio de Janeiro, e professora da UFRJ . Onde esta em uma academia científica formada apartir da vontade do arcebispo do RJ e foi convidada para fazer parte da academia onde recebeu uma honraria e que contribui para o avanço do conhecimento na área.

Homenageou o aniversário do Pe Agostinho que é dia 08/08 onde já recebeu mensagem de carinho da ASVB, da SFS, mensagem do consulado do RS na figura do Sr. Gernot e esposa, do Nelson e da Jussara Sauthier representando o RJ, do Celso de Almeida associação de descendentes do Paraná e do Presidente da associação Valesana de Monde Sr. Eric Rudaz.

Veja a ata completa:
Na página inicial da ASVB
No menu principal temos os botões de : Home; Agenda; Notícias.......Sobre. Clique no botão SOBRE, e abrirá um sub-menu, clique em Atas.

asvb@asvb.com.br


© 2015 - 2024 Associação Suíço-Valesana do Brasil - admin