ASSOCIADO DA ASVB RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO CAXIENSE

por Associação Suíço Valesana do Brasil. 17/10/2019
#cidadãocaxiense #danilogedoz

ASSOCIADO DA ASVB RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO CAXIENSE

Na noite do dia 17 de outubro de 2019, na sede da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, foi realizada uma sessão Solene para outorga do título de cidadão caxiense ao nosso associado Sr. DANILO GEDOZ.

O Vereador Adiló Didomenico foi o proponente para outorga do título ao Sr. Danilo Gedoz. A proposição foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul por unânimidade.

A sessão foi presidida pelo Vereador Flávio Cassina. Após a abertura dos trabalhos todos foram convidados a de pé, cantar o hino nacional.
Em seguida houveram os pronunciamentos do Vereador Adiló Didomenico e na sequência o pronunciamento do homenageado Sr. Danilo Gedoz.
Ao final da sessão todos foram convidados a cantar o hino da cidade de Caxias do Sul. O presidente encerrou a sessão solene.

A Associação Suíço-Valesana do Brasil (ASVB) se fez presente na solenidade, cumprimentando o Sr. Danilo Gedoz em nome de todos os associados. Alguns associados estavam vestidos com trajes típicos do Canton do Valais.

Depois o homenageado recebeu os cumprimentos dos convidados, posou para fotos, e todos foram recepcionados com um maravilhoso coquetel.

Parabéns ao Sr. Danilo Gedoz.

Diretoria da ASVB.
----------------

Integra do pronunciamento do Sr. Danilo Gedoz

- Excelentíssimo senhor presidente da Câmara Municipal Flávio Cassina, na sua pessoa saúdo as demais autoridades presentes nesta solenidade - Ilustríssimo representante do Excelentíssimo senhor prefeito, queridos familiares, amigos, colaboradores, clientes e fornecedores aqui presentes.

- É uma imensa honra estar aqui, no dia de hoje, recebendo a outorga de Cidadão Caxiense. - Quando eu era jovem, lá em Carlos Barbosa, onde nasci, não via lá as oportunidades de crescimento no estudo e no trabalho como havia aqui em Caxias.

- Meu pai era moageiro e após, foi gerente comercial na Cooperativa Agrícola Carlos Barbosa, hoje Cooperativa Santa Clara, e minha mãe era doméstica, nós éramos em 3 irmãos e as condições eram limitadas na época. - Quando decidi vir para Caxias, já estava há 3 anos sem estudar, e aqui encontrei a possibilidade de estudar à noite, enquanto trabalhava durante o dia na Casa Pratavieira.

- Em meados de 1960, tive minha primeira oportunidade e experiência na área empresarial, junto com um amigo, adquiri um bar na Av. Rio Branco, naquela época era o popular Sonho Azul.

- Ao concluir o curso técnico em contabilidade, decidi seguir a carreira nesta área e me retirei da sociedade, comecei a prestar serviços de contabilidade por conta própria e também a representação comercial de diversos produtos.

- E foi só em 1965 que comecei a desbravar o ramo do aço quando junto de um sócio adquirimos rolos de arame para revender. Ficamos tão satisfeitos com o resultado que expandimos as operações e a empresa.

- Em 1967 casei com Vitalina Pierina Franzoi Gedoz e constituí minha família. Aqui, em Caxias do Sul, nasceram meus filhos e meus netos.

- Em 1972 fundei a empresa Gedoz Comércio de Ferros junto com meu irmão Selso Paulo Gedoz dissolvendo a sociedade anterior.

- Com o desenvolvimento da empresa conheci diversas partes do Brasil em viagens para adquirir materiais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e várias partes do Rio Grande do Sul.

- A década de 70 foi muito boa para esse ramo: a escassez de oferta na nossa região e o crescente desenvolvimento das indústrias metal mecânica e dos agricultores nos permitiram impulsionar o negócio e o desenvolvimento mútuo.

- Realizei negócios com diversos conterrâneos que migraram para outros estados além do Rio Grande do Sul, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Goiás.

- Infelizmente no fim desta década, mais precisamente no dia 26 de Dezembro de 1980, meu irmão Selso veio a falecer, a partir daí, toquei o negócio com a ajuda da esposa e mais para adiante com os filhos.

- Ainda com o bom andamento dos negócios, adquirimos um terreno no atual Distrito Industrial no ano de 1983 e construímos uma parte das edificações onde é hoje a nossa operação.

- Pois já imaginávamos o crescimento econômico e populacional da nossa cidade e sabíamos que para crescer em tamanho e escala deveríamo sair do centro da cidade.

- Nos anos 2000 ampliamos a área construída onde hoje se encontra nossa sede culminando a mesma no ano de 2014 onde me encontro diariamente.

- Durante minha história em Caxias, participei de diversas atividades em prol da comunidade caxiense, da comissão de trabalhos na paróquia São Vicente de Paulo por mais de 30 anos, na parte administrativa gerindo o patrimônio, as reformas da igreja e do salão paroquial e na organização dos eventos.

- Também participei na início da construção da Igreja do Pio X, onde fui membro atuante da comissão pró construção da igreja auxiliando na venda de bens existentes e na doação de materiais para as fundações da igreja.

- Na minha trajetória em Caxias, participei do clube Aliança e São Pelegrino como atleta de Ponto Bol, fui sócio e frequentador do clube Guarani por vários anos e também de diversas atividades sociais de Caxias.

- Além de descendente de imigrantes italianos, sou também descendente de imigrantes suíços e participei da fundação da Associação Suiço Valesana do Brasil na década de 90, onde tive o prazer de visitar a terra natal dos meus antepassados e comemorar os 700 (setecentos) anos da Confederação Helvética dos Cantões Suíços com os primos de lá. Meus agradecimentos:

- Quero agradecer ao Vereador ADILÓ DIDOMENICO que concedeu a honraria de me tornar Cidadão Caxiense, ao Vereador VELOCINO UEZ pelo acolhimento nesta casa para apresentação do evento e aos demais vereadores pelo apoio unânime da outorga.

- Quero agradecer ao amigo Alexandre Vanin, mentor desta honraria.

- Gostaria de agradecer também a presença dos colaboradores da Gedoz Comércio de Ferros, aos queridos amigos, clientes, fornecedores e demais convidados que aqui se encontram.

- Agradecer também os que não puderam estar presentes mas que são igualmente importantes na minha trajetória.

- E em especial aos familiares, primos, cunhados e cunhadas, sobrinhos, meu irmão Gelci e sua família e a minha esposa Vitalina, meus filhos Fábio, Rafael e Barbara, noras e genro e meus netos Laura, Augusto, Arthur, Nícolas e Dalton, agradeço do fundo de meu coração o apoio recebido.

- Há mais de 60 anos fiz de Caxias a minha cidade e aqui constituí a minha história, me sinto honrado de ser hoje reconhecido cidadão caxiense.

- A todos vocês, meu Muito obrigado!

 

 

asvb@asvb.com.br


© 2015 - 2019 Associação Suíço-Valesana do Brasil - admin