Turistas interessados na etnia suíça de Carlos Barbosa visitam a cidade

por Associação Suíço Valesana do Brasil. 15/04/2023

Turistas interessados na etnia suíça de Carlos Barbosa visitam a cidade

Hoje foi um sábado especial para o núcleo da ASVB de Carlos Barbosa. Denia e Inês recepcionaram um grupo de turistas com interesse específico na etnia suíça de nossa cidade.

Roberto Chies, barbosense que está fora de Carlos Barbosa há bastante tempo e Nina Guerra fizeram a ponte entre o grupo e a ASVB.

De Piratini - RS veio Catarina d'Avila Farias e seu marido Luiz Antônio da Cunha Farias; de Herval – RS, Teresinha Pereira d'Avila, cunhada de Catarina; de Porto Alegre, Maria Helena d'Avila Gabbardo, irmã de Catarina e seu marido Fábio Toniolo Gabbardo; da cidade de Ecublens, Cantão de Vaud – Suíça vieram a brasileira Silvia Helena Juchli e o suíço Kurt Juchli e de São Paulo, Silmara Campos, cunhada da Sílvia.

Pedimos para Denia nos contar qual foi o roteiro, e ela narrou:

 “Decidimos que a Inês faria as explanações históricas. Nos encontramos com o grupo às 11h em frente à Igreja Matriz, seguimos para o cemitério de Santa Clara Baixa, depois visitamos o Marco Histórico da Família do Imigrante Jean François Gedoz e ali fomos recebidos pelo descendente da família, Romeu Alfonso Canal e, em seguida, fomos almoçar no Restaurante Nono Otávio.

Após o almoço fomos ao Varejo da Tramontina pois eles queriam muito conhecer. Depois passamos rapidamente na Praça Clemente Sauthier para ver o Monumento das Velas e seguimos para Santa Luiza a fim de visitar a Casa de Memória Clemente Sauthier (museu) e seus anexos.  

Chegamos na localidade quando a missa do sábado à tarde tinha recém acabado e ali fomos recebidos pelo Padre Agostinho e pelo Sr. Rogério Sauthier. Aproveitando o momento, visitamos a Capela São João Nepomuceno de 1910 e a bela vista do lugar e seguimos para a propriedade do Sr. Rogério, onde fomos recebidos com uma bela “pinholada”. O suíço Kurt não conhecia pinhão e disse que lá não existe, comeu e apreciou muito.

Continuando, fomos conduzidos pelo Padre Agostinho, Sr. Rogério e seus filhos Ademir José, Valmir Antônio e esposa Vera Lúcia Zimer Sauthier, para conhecer a Casa de Memória com seu belíssimo acervo fotográfico e o Chalé Suíço, que guarda objetos e documentos de famílias suíças. Foi vista externamente a casa de Joseph Antoine Sauthier, construída em 1889.

Todos ficaram encantados com a beleza do lugar e com as preciosidades guardadas nas casas e no chalé. Nos despedimos como se fôssemos amigos de muito tempo e seguimos em direção à rodovia São Vendelino (RS 470).  Eles rumaram à Gramado, com a promessa de retornarem em julho para o Festiqueijo e nos encontrarem na Vila das Etnias, e Inês e eu retornamos à Carlos Barbosa”.

Segundo a Inês, “a chuvarada forte de alguns minutos e a neblina intensa em alguns momentos não tiraram o brilho do nosso tour cultural”.

                                      -------------------------

Algum tempo depois de se despedirem, as anfitriãs Denia e Inês receberam as seguintes mensagens:

- “Mais uma vez estamos encantados com a beleza de Carlos Barbosa e com a acolhida de vocês! Obrigada por tudo”.

- “E nós tb ficamos encantados com o carinho e recepção. Não temos palavras p agradecer a atenção”.

 - “Obrigada pelo belo passeio, uma história linda, vocês são nota 10000000000”.

OBS: Ibanez Cousseau, marido da Denia, foi convidado para fazer as fotos e para ser o motorista das anfitriãs.

 

(NMG – 15 de abril de 2023)

asvb@asvb.com.br


© 2015 - 2024 Associação Suíço-Valesana do Brasil - admin