200 ANOS DO NASCIMENTO DE JEAN FRANÇOIS GEDOZ

por Associação Suíço Valesana do Brasil. 13/12/2020
#cultura#genealogia#gedoz

ANIVERSÁRIO 200 ANOS JEAN FRANÇOIS GEDOZ

No dia 13 de dezembro de 2020, na capela da comunidade de Santa Clara Baixa - Carlos Barbosa - RS, foi celebrada uma Missa em Ação de Graças em comemoração aos 200 anos de nascimento de Jean François Gedoz.

Em julho de 1974 chegou ao Distrito de Montravel, ex-colônia Santa Maria de Soledade, hoje Santa Clara Baixa e Santa Luiza no munícipio de Carlos Barbosa, o agricultor Suíço-Valesano Jean François Gedoz e sua família, juntamente com outras duas Famílias Valesanas (Pièrre e Daniel Roduit), para o reconhecimento do lugar e avaliação das condições de estabelecimento. Foram os pioneiros da imigração suíço-valesana na região a qual se consolidou em 1875 com a chegada de 32 famílias das comunidades de Vouvry, Charrat e Saxon.

Os celebrantes foram o Padre Ademar Agostinho Sauthier e o Padre Moacir Canal, respectivamente, bisneto e  trineto de Jean François Gedoz.

Ao final da celebração, o Padre Agostinho e a Elaine Sauthier Sartor cantaram duas músicas do folclore suiço-valesano, em francês: Les Sentiers Vaiaisans e Le Vieux Chalet.

A coordenação deste evento ficou a cargo da nossa associada INES NATALINA CANAL, trineta de Jean François Gedoz e da Equipe de Liturgia da Comunidade da Capela de Santo Antônio de Santa Clara Baixa, também descendentes de Jean François Gedoz.

asvb@asvb.com.br


© 2015 - 2024 Associação Suíço-Valesana do Brasil - admin