por Associação Suíço Valesana do Brasil. 26/05/2024
A BANDEIRA SUÍÇA
A origem da bandeira vermelha com a cruz branca remonta à batalha de Laupen, no cantão de Berna, em 1339. Para diferenciar-se dos outros participantes no campo de batalha, os soldados suíços haviam costurado uma cruz branca em suas cotas de malha. Mais tarde, a cruz surgiu em armas e estandartes dos soldados suíços.
Durante a República Helvética (1798–1803), Napoleão Bonaparte estabeleceu para a Suíça uma bandeira tricolor, com as cores verde, vermelha e amarela. Foi assim que a Suíça obteve sua primeira bandeira nacional. Logo após a abolição da República Helvética, esta bandeira também foi abandonada.
A bandeira da Confederação Suíça foi elaborada, em sua forma atual, em 1840. Na Suíça é utilizado o termo bandeira, em vez de estandarte nacional. Os historiadores não têm um consenso quanto à justificação da cor de fundo vermelha. Alguns acham que ela indica o sangue de Cristo, outros pensam que o vermelho provém da antiga bandeira de Berna. O formato quadrado remonta aos antigos brasões de guerra. Em 1848, a bandeira vermelha com a cruz branca tornou-se, definitivamente, o emblema nacional do país e foi inscrita na constituição.
A bandeira suíça tem como característica especial a sua forma quadrada. Além da bandeira do Vaticano, ela é a única no mundo com este formato.
Associação Suíço-Valesana do Brasil